sexta-feira, 20 de junho de 2008

Carma - Budismo (2)

Simultaniedade de causa e efeito
Os dez estados ou dez mundos são: inferno, fome, animalidade, ira, tranqüilidade, alegria, erudição, absorção, bodhisattva e estado de Buda ou iluminação
Quando uma pessoa manifesta um baixo estado de vida, ela tende a fazer mais causas negativas, piorando assim o seu carma de sofrimento. Sua vida verdadeiramente é fruto de suas atitudes. Estamos assim, simultaneamente, recebendo efeitos e formando causas, é como a flor de lótus que dá flores e semente ao mesmo tempo.
Identificaremos primeiro os estados de vida inferiores ou seis caminhos:

Os seis caminhos

Os primeiros seis estados de vida são chamados "Seis Caminhos", uma pessoa em algum desses estados é, sem perceber, controlada pelas suas respostas as circunstâncias que a cercam baseando sua felicidade e sua própria identidade em fatores externos. São eles:Estado de Inferno: um estado de extremo sofrimento, dominado pelo impulso de auto-destruição e de tudo o mais.
Estado de Fome: um estado no qual a pessoa deseja muito algo, e sofre com este desejo, ela é completamente dominada pela idéia de possuir o objeto do seu desejo. (é importante dizer que no budismo não é proibido desejar coisas, o que não podemos fazer é sofrer e fazer causas negativas em nome desses desejos).
Animalidade: um estado governado pelo instinto, do qual a pessoa não possui o sentido de razão ou da moralidade. Alguém nestas condições toma vantagem dos mais fracos e humilha-se diante dos mais fortes (inferno, fome e animalidade são chamados 3 maus caminhos.)
Ira: uma condição dominada pelo egoísmo. Aqueles nestes estados sentem-se compelidos a ser superior aos outros em todas as coisas.
Tranqüilidade: estado no qual a pessoa pode controlar seus desejos instintivos, através da razão, pelo exercício do juízo.
Alegria: um efêmero estado de êxtase que experimentamos, quando realizamos algum desejo.

Os quatro nobres caminhos

Os últimos quatro estados de vida são chamados de quatro nobres caminhos e são atingidos somente através de deliberados esforços são eles:
Erudição: Um estado do qual alguém procura a verdade através dos ensinos dos outros.
Absorção: Um estado no qual a pessoa procura a verdade através de sua percepção direta dos fenômenos
Bodhisattva: Um piedoso estado no qual alguém encontra o significado de sua vida no alívio do sofrimento dos outros e não deseja sua felicidade divorciada da felicidade alheia.

Nenhum comentário: